segunda-feira, 27 de maio de 2013

ALOHA!!!
Que tal falarmos um pouco sobre o oleo de coco.
Parte I :



De acordo com alguns trabalhos, o óleo de coco pode prevenir doenças cardiovasculares, balancear seus hormônios, matar bactérias/fungos/protozoários e ajudar no sistema imune. Por ser fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura que ajuda demais no fornecimento de energia,  alguns artigos usando o TCM (e não o óleo de coco em si) mostram benefícios em auxiliar queima de gordura e diminuição de peso, obviamente associado com dieta e atividade física.
O óleo de coco contém ácido láurico, que parece ter efeito contra micro-organismos patogênicos, incluindo bactérias, vírus, fungos e protozoários, ao se converter em monolaurina dentro do corpo. E age contra a cândida, giárdia, Helicobacter pylori, dentre outros. A monolaurina só atua contra bactérias e microorganismos patogênicos e não afeta a microbiota probiótica.
E antes que você me pergunte, te respondo: Sim, o óleo de coco é uma gordura saturada, aquela considerada ruim para o coração, quando consumida em altas quantidades. Mas nem todas as gorduras são iguais, e o óleo de coco é uma exceção à regra das gorduras saturadas.  Ele é saturada, mas não é aterogênica, conforme mostram alguns trabalhos, não favorece o entupimento das artérias (diferente do consumo de gorduras aparente de carnes, da manteiga, etc. Porém, esses dados ainda não são conclusivos, ok?  Eu particularmente não prescrevo para pacientes com hipercolesterolemia ou em risco para desenvolver algum problema cardiovascular.
E se você procura um óleo para usar em altas temperaturas, esse é o melhor óleo que você pode usar, já que ele é super estável, e não se oxida ou rancifica tão fácil quanto outros óleos.
O "milagre" acerca o óleo de coco e emagrecimento surgiu de alguns com o uso do TCM, a maior fonte de gordura do óleo de coco, ter contribuído com queima de gordura, de peso e de medidas corporais.  Porém, mais uma vez, trabalhos ainda não são conclusivos a respeito.
Concluindo: ainda há muito o que estudar sobre o óleo de coco e seu impacto na saúde. Certamente ele possui vantagem em seu uso na culinária, por tolerar altas temperaturas, por ser ótimo agente para prevenir e tratar candidíase e ajudar na imunidade, mas quanto à queima de gordura e perda de peso, ainda os dados não são conclusivos. Mesmo sendo um alimento, não carece de efeitos adversos, então: CONSULTE SEMPRE SEU NUTRICIONISTA!

See ya,Mahalo !


Nenhum comentário:

Postar um comentário